ACNE

Principais Causas, como prevenir e como tratar.

A acne é uma desordem da pele que causa um grande número de marcas na pele como nódulos, cistos e mais comumente os cravos e espinhas. Cada pelo e cabelo no corpo humano cresce para cima através da pele e sai através de uma pequena abertura chamada folículo piloso ou poro. Os folículos também secretam sebo, um óleo que age como o "hidratante" natural da pele. O sebo é criado por minúsculas glândulas dentro da pele, as glândulas sebáceas, que se esvaziam diretamente nos folículos.

A acne começa quando os folículos pilosos ficam entupidos com o excesso de produção sebácea, somado as células mortas da pele ou bactérias. A acne ocorre na superfície da pele, à medida que esses resíduos se acumulam no folículo entupido. Em alguns casos, o local torna-se infectado, causando vermelhidão e sensibilidade, podendo afetar qualquer parte da pele sendo mais comum em locais com maior número de glândulas como costas, face, ombros, braços e nádegas.

A acne, se não for tratada corretamente, pode ocasionar cicatrizes significativas na pele, especialmente se houver cistos e nódulos mais profundos. À medida que as afecções se curam, elas podem deixar um pedaço descolorido que permanece por meses ou anos. A acne crônica (a longo prazo) também pode causar sofrimento emocional significativo, incluindo baixa autoestima e depressão.

Afeta por volta de 80% dos jovens pré-adolescentes e adolescentes, sendo assim, um distúrbio comum nesta idade. A acne parece estar impactando cada vez mais em adultos, embora as razões para esse aumento não estejam claras. As mulheres são mais propensas que os homens a sofrerem de acne, assim como as pessoas com histórico familiar da doença.

 

Por que tenho Acne?

 

Seja qual for a condição que faça a produção sebácea aumentar, pode estimular um surto de acne. O sebo não somente obstrui os poros, mas aglomera as células mortas dentro dos poros, onde se tornam cada vez mais difíceis para a excreção. E finalmente, os poros entupidos criam um ambiente favorável para certas bactérias que vivem naturalmente na pele.

Dentre os possíveis gatilhos, principalmente nessa famigerada fase da pré-adolescência e adolescência, temos os hormônios, especialmente os sexuais chamados de hormônios andrógenos os que estimulam a produção das glândulas sebáceas. Alterações hormonais associadas à puberdade, menstruação, gravidez e métodos hormonais de controle de natalidade também entram na lista dos possíveis gatilhos, em algumas mulheres no período pré-menstrual, dois a sete dias antes da menstruação tende a aparecer a acne.

O uso de medicamentos, como corticosteroides e alguns antidepressivos, por exemplo o lítio, e o estresse também são possíveis gatilhos. Alguns produtos cosméticos como óleos, protetores e bloqueadores solares ou até mesmo um ambiente de trabalho que abstrua os poros, como uma cozinha industrial, também podem ser gatilhos da acne.

 A irritação da pele causada por esfrega, produtos de limpeza agressivos, ou poluentes ambientais, pelo atrito de roupas apertadas, e até mesmo a exposição solar pode ser o gatilho da acne para determinadas pessoas.

 

Os sinais de que a acne vai aparecer

 

A acne é fator determinante para vários tipos de manchas avermelhadas na pele, os cravos são ligeiramente elevados, com sinal de inchaço circundando a abertura do folículo piloso. Os cravos são considerados uma forma leve de acne e não são susceptíveis de deixar cicatrizes. O sebo pode sair na forma de cravo, quando está solto na parte interna, ou ficar branco quando está preso dentro do folículo piloso.

 

Quando uma bactéria invade um folículo piloso obstruído, pode mostrar inchaço na região, vermelhidão e dor. Essas manchas “inflamatórias” são mais propensas a causar cicatrizes ou descoloração. Os tipos de Acne tipos incluem:

 

• Pápulas - uma pequena protuberância vermelha ao redor do folículo;

• Pústula (espinha) - uma protuberância vermelha com uma “cabeça” de pus branco na ponta.

• Nódulo - uma infecção ou bloqueio profundo no folículo piloso que causa um nódulo sólido e fechado sob a pele.

• Cisto - um nódulo fechado sob a pele purulento e dolorido.

 

Como são feitos o diagnóstico e o tratamento?

 

Os medicamentos utilizados no tratamento da acne leve geralmente levam peróxido de benzoíla, ácido salicílico e substâncias químicas semelhantes em suas receitas, podendo ser na forma de cremes, géis e sprays. É bom ter paciência, pois por vezes pode demorar até oito semanas para começar a notar a melhora na acne.

A acne moderada e severa é tratada geralmente por um médico dermatologista, que pode examinar as marcas e recomendar um tratamento. Isso geralmente envolve uma combinação do seguinte de prescrição de medicamentos tópicos e orais no combate a acne e antibióticos para reduzir vermelhidão e inchaço local. Por vezes as pílulas anticoncepcionais são indicadas para o tratamento da acne em mulheres.

 

Como controlo os meus surtos de acne?

 

Os dermatologistas sugerem para que o paciente acometido por acne lave pelo menos duas vezes ao dia a pele com um produto de limpeza suave e sem álcool e preferencialmente com água morna. A melhor maneira de aplicar produtos é com as pontas dos dedos. Nunca esfregue o rosto, pois a irritação resultante pode piorar a acne.

Depois de ter suado, tome um banho. A transpiração pode obstruir os poros. Lave o cabelo com frequência, especialmente se você tender a desenvolver acne ao redor da testa ou da linha do cabelo.

Use cosméticos e protetores solares rotulados como “à base de água” ou “não-comedogênico”. Os cosméticos à base de pó têm menor probabilidade de agravar a acne do que os cremes. Quando possível, remova toda a sua maquiagem antes de dormir. Pequenas estratégias para evitar a acne também são:

 

• Tente não tocar o rosto com as mãos ou outros objetos, como telefones.

• Evite tocar, apertar ou pegar em marcas de acne.

• Use roupas confortáveis, largas e respiráveis. Limitar o uso de chapéus, mochilas e equipamentos esportivos

com tiras apertadas.

• Proteja-se da exposição ao sol e evite camas de bronzeamento.

 

A automedicação pode trazer risco a sua saúde, por isso é importante sempre procurar um profissional capacitado a lhe prescrever medicamentos ou tratamentos adequados as suas necessidades.

 

A Farmácia Bionature está há mais de 15 anos produzindo medicamentos individualizados com formas farmacêuticas que atendem às necessidades de cada um.  Nossa equipe está sempre disponível para atender todos os clientes com eficiência e rapidez. Com um atendimento humanizado, você pode conversar com especialistas que te auxiliarão em suas necessidades.

 

 

Rua Saldanha Marinho,  4063  - Vila Santo Antônio

São José do Rio Preto - SP  -  CEP 15014-300

17 3222-5551

17 98224-1004

FALE CONOSCO

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

BIONATURE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

© 2018 -

 Desenvolvido por  VBITech - Soluções em Tecnologia