MELATONINA

A melatonina é responsável por regular nosso relógio biológico e influenciar no bom funcionamento das nossas funções metabólicas. Desta forma, a melatonina passou a ser conhecida como o hormônio do sono.

Melatonina é produzida naturalmente pelo nosso corpo, e uma de suas principais funções é induzir ao sono. Ela ainda regula o metabolismo do copo ao longo do dia, independente se a pessoa esteja dormindo ou acordada, reparando as células, expostas ao estresse, poluição e outros elementos nocivos, além de ser um poderoso antioxidante e combater os radicais livres que possam vir a agridem o organismo.

Esta substância está cada vez mais em evidência nas pesquisas e no mercado, tanto que já foi até copiada e sintetizada pelo homem, com o objetivo de melhorar o sono. Nos Estados Unidos a Melatonina é facilmente encontrada, porém aqui no Brasil ela ainda não tem sua venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Porém, 2017 foi autorizada a importação e comercialização do produto, apenas em farmácias de manipulação.

 

Como a Melatonina age em nosso corpo

 

A melatonina é um hormônio que está ligado ao ciclo circadiano, ou seja, diz respeito à forma como nosso organismo é capaz de organizar suas próprias funções quando estamos acordados ou dormindo. A melatonina começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando já estamos dormindo, e com o nascer do sol e com a claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, sinalizando que já chegou a hora de acordar.

Devido a esse ciclo circadiano é que a Melatonina ganhou a fama, pois ela é capaz de solucionar muitas disfunções do corpo, por estar muito relacionado a esses ritmos circadianos, que são o nosso relógio biológico. Esses ciclos de aproximadamente 24 horas regulam nossas atividades metabólicas: sono, fome, humor, produção de demais hormônios, entre outras.

Hoje, com a dependência da tecnologia, recebemos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, com a televisão, computadores e celulares ou tablets, e com isso algumas pessoas podem ter sua produção de melatonina afetada em maior ou menor grau.

 

Quando tomar Melatonina

 

Por ser uma substância que ajuda reduzir o tempo necessário para adormecer e para o alívio dos sintomas subjetivos da diferença horária, a melatonina pode ser recomendada, sempre por um médico, para tratamento a curto prazo.

Além de seus benefícios para o sono, pesquisas apontam outros usos e benefícios da melatonina na saúde.

 

  • Enxaqueca: Em alguns tipos, ligados ao sono ou a distúrbios no ritmo biológico, a substância é suficiente para resolver o problema.

 

  • Câncer: Por reforçar a imunidade, ela ajuda a destruir células tumorais, virando coadjuvante no tratamento de alguns quadros da doença. Alguns pesquisadores acreditam ainda que, a melatonina pode influenciar na prevenção de alguns tipos de câncer. Existem argumentos biológicos para isso, já que um dos processos do corpo durante o sono é justamente regular o mecanismo que controla se as células novas criadas pelo corpo estão funcionando como deveriam e prevenindo o aparecimento de tumores.

 

  • Tratamento da síndrome dos ovários policísticos: A melatonina tem influência em diversos hormônios do corpo, inclusive alguns relacionados à síndrome dos ovários policísticos, como a insulina e o estradiol. Essa relação pode trazer benefícios para o tratamento, porém, pesquisas atuais estão mais focadas por enquanto em entender como a melatonina pode impactar nesses hormônios, para depois entender como usá-la nesses casos.

 

  • Cólicas em bebês: Alguns estudos têm mostrado que a serotonina e a melatonina têm papeis importantes no intestino: enquanto a primeira causa uma contração nas paredes deste órgão, a segunda ajuda no relaxamento. Como os bebês têm uma glândula pineal imatura, que ainda não produz melatonina, especialistas estudam se a suplementação com uma gota de melatonina ajudaria nesses casos, mas ainda não há conclusões e muito menos protocolos de tratamento de cólicas desta forma.

 

  • Calvície e queda de cabelo: Estudos recentes têm demonstrado que a melatonina em uso tópico pode ajudar a combater a alopeciaandrogenética em estágio inicial. Essa substância parece melhorar a multiplicação de células germinativas do bulbo capilar, estimulando o crescimento dos fios.

 

Crianças e a Melatonina

 

Um sono adequado tem implicações ainda maiores para os pequenos, já que durante a noite é que o corpo libera o hormônio do crescimento, importante para que a criança se desenvolva.

Porém, a melatonina só deve ser indicada para crianças se constatado que elas não têm uma produção suficiente do hormônio. Existem muitos pais têm usado a melatonina como uma solução para crianças com menos de 3 anos com dificuldades pegar no sono, entretanto, o ideal nesses casos é adotar medidas de higiene do sono, desacelerando o ritmo da casa como um todo na hora de dormir. Em casos como esses, o ideal é sempre conversar com um médico, pois outras medidas podem ser tomadas.

 

Melatonina emagrece?

 

Algumas pessoas buscam a melanina como uma alternativa para ajudar a reduzir peso, porém, não é possível afirmar que o uso da melatonina em si ajuda a perder peso. Durante um sono de qualidade, o corpo é capaz de regular os hormônios (a grelina e a leptina) relacionados à saciedade. Quando uma pessoa tem um sono de má qualidade, esses hormônios atuam de forma inversa, fazendo com que a pessoa coma mais até conseguir se sentir satisfeita.

Em síntese, um sono de qualidade, é capaz de controlar o peso de forma mais eficiente, e a melatonina pode ser aliada nesse processo. No entanto, fatores como uma alimentação balanceada e prática de atividade física também são determinantes no emagrecimento.

 

Cuidados e Contraindicações

 

A melatonina sintética é contraindicada para pessoas que possuem um histórico de angina e infarto. O consumo da melatonina não traz riscos, exceto em pacientes que possuem algum tipo de alergia a algum composto da cápsula ou alergia à própria substância. Fora isso, a substância é segura.

O consumo excessivo, como o de qualquer outro medicamento, pode trazer problemas, mas se consumido até 10 mg ao dia não deve trazer complicações. Efeitos colaterais foram observados em pacientes que consumiram doses elevadas, entre eles dores de cabeça e alteração na produção de alguns hormônios, como a prolactina. Além disso, alguns pacientes relatam uma maior produção de sonhos quando consomem o suplemento e entre as crianças, pode haver um aumento nos pesadelos durante o sono.

Se a falta de sono for ocasionada por problemas derivados de depressão ou ansiedade, este tipo de tratamento é contraindicado.

 

Toda e qualquer medicação deve sempre ser orientada e supervisionada por um médico para garantir a segurança e melhores resultados para sua saúde.

 

 

 

BIONATURE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Rua Saldanha Marinho,  4063  - Vila Santo Antônio

São José do Rio Preto - SP  -  CEP 15014-300

FALE CONOSCO

17 3222-5551

17 98224-1004

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

© 2018 -

 Desenvolvido por  VBITech - Soluções em Tecnologia